Quem já tretou na Internet sabe como é: os ânimos se esquentam, vem gente que você nunca viu pra tretar contigo, você não deixa com o outro a última palavra para não dar a entender que perdeu o debate, e não raramente mães são xingadas...
A partir de agora, vamos analisar o que geralmente motiva muitas das discussões e como poderíamos ser mais de boas na web:
1- Lei de Poe
● Basicamente, o que essa lei diz é que sem um claro sinal de humor ou ironia num determinado comentário, fica muito difícil saber qual é a verdadeira intenção de quem o escreveu, ou seja, se ele estava falando sério ou não.
Por exemplo: "Eu acho que a solução para o Brasil é a volta da ditadura militar! Naquela época sim, se tinha paz, ordem e progresso...".
Note que na frase acima, fica muito difícil saber se a pessoa realmente é pró-ditadura ou se está "tirando com a nossa cara", sendo extremamente irônica.
É por isso que quando quero ironizar algo, geralmente coloco um emoticonzinho ou um #SQN! É mais seguro, vai por mim...
2 - Efeito Dunning-Kruger
● É um fenômeno que leva os sobrenomes de seus descobridores, David Dunning e Justin Kruger. Tal efeito consiste no fato de, muita das vezes, sujeitos com pouco conhecimento a respeito de um assunto se acharem mais bem preparados e entendidos do que aqueles que verdadeiramente sabem do que estão falando! E o pior, na maioria das vezes não admitem a própria ignorância, até mesmo porque não conseguem enxergar isso. Tampouco conseguem reconhecer que o outro é mais competente e entendido.
Vixi, isso é bem comum, não é mesmo? Se tem um lugar em que qualquer pessoa pode se sentir um PhD e dar pitacos sobre o que não entende patavinas, esse lugar é a Internet!
3 - Trolls Everywhere
● Ah, os famosos trolls! Eles estão por todos os lados, até mesmo onde não era de se esperar (principalmente)! São aquelas pessoas que estão ali só pra verem o circo pegar fogo, e quando necessário, até colocam mais lenha na fogueira. Aí alguém poderia perguntar: fazem isso a troco de que? A resposta é simples: pela zuera e pelo prazer de ver a confusão armada! #HueBR
Já conhecendo esses aspectos, antes de começar uma discussão na Internet, tente se certificar de algumas coisas, como por exemplo:
• Se a pessoa realmente está falando sério, ou se está sendo apenas sarcástica.
• Se você realmente entende do assunto que está sendo discutido. Ou ainda, se a pessoa com a qual você está debatendo entende mesmo do tal assunto. Se não, nem perca mais o seu tempo com ela! ;)
• Se você não está simplesmente "caindo na pilha" de um troll, que tá ali só pra zoar... ;)
E principalmente, é possível sim termos pontos de vistas diferentes e vivermos em paz uns com os outros. Também é possível debatermos pacificamente a respeito desses pontos de vista, até mesmo porque debate não é combate! :) ;D
![]() |
Olá! Primeiramente, eu sou o Questionador complexado, um cara que é fascinado pela ciência, principalmente as ciências cognitivas.Tentarei por meios dos posts espalhar e agregar conhecimentos a vocês. E claro, espero que gostem! Ah, já ia me esquecendo! Também não sou bom em auto-descrições! ;D |
0 comentários :
Postar um comentário